Um dos destaques hoje durante a 6ª Semana de Economia, em Sinop, é o a palestra sobre aproveitamento da madeira na região Norte que será feita pelo presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), Jaldes Langer. Ele destacará novas alternativas de uso comercial para os resíduos industriais, como forma de agregar valor a madeira. Ele enfatiza que o atual cenário aponta a redução de retirada de árvores próprias para abate, o que exige do setor novas técnicas de produção. “Então temos que buscar alternativas para aproveitar melhor a madeira que temos”, enfatizou.
Langer acrescentou que o principal objetivo do Arranjo Produtivo Local da Madeira (APL) é em encontrar novos métodos para aproveitar a madeira curta e estreita que não atende os padrões para exportação e encontrar mercado para esse produto. Um estudo apontou que o aproveitamento de peças curtas pode aumentar em até 6% o rendimento das cargas de tora.
“Temos que criar peças, móveis ou componentes de móveis que tenha alto valor agregado”, enfatizou. Este ano, o presidente integrou uma comitiva que visitou projetos de reaproveitamento de resíduos de madeira na Alemanha e vai apresentar algumas idéias que podem ser implantadas na região.
A semana de economia começou ontem, em Sinop, e reúne estudantes, economistas, professores e empresários. As palestras iniciam às 19h, na Unemat.