A decisão da Receita Federal de voltar a cobrar integralmente alíquotas de importação de autopeças pode fazer com que os preços de carros novos subam. De acordo com o jornal O Globo, a Anfavea, associação de fabricantes nacionais de veículos, avisou que deve haver aumento nos custos da produção para o mercado interno com o fim do desconto de 40% no tributo, em vigor desde 2001.
As tarifas sobre a importação de autopeças variam entre 14% e 18%.
“Esse é mais um elemento de pressão de custos para o setor, que já vem sendo pressionado pela alta de commodities [aço, plástico, borracha] nos últimos anos”, afirmou ao Globo um executivo do setor.
O fim do desconto deve ter impacto principalmente em itens produzidos no exterior, como freios ABS, airbags e componentes de sistemas produzidos no Brasil.
Se confirmado, o aumento se somará a reajustes de 6,8% nas tabelas das montadoras, segundo levantamento da agência especializada AutoInforme. Os carros da Volkswagen chegarão a 8% de alta, por conta da elevação em 1,5% dos preços da montadora em outubro.