O Banco do Brasil vai reduzir as taxas de juros para linhas de crédito de micro e pequenas empresas a partir de segunda-feira. O anúncio foi feito hoje (13) pelo vice-presidente de Varejo e Distribuição do banco, Antonio Francisco Lima Neto.
Ele disse que nos empréstimos para capital de giro rápido, que usam recursos do Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep), o custo do dinheiro, hoje de Taxa Referencial (TR) mais 2,67% ao mês, vai cair para TR mais 2,57%, o que corresponde a 35,5% ao ano.
Enquanto isso, o BB Giro Rápido, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), terá custo reduzido dos atuais 2,8% para 2,72% ao mês, ou taxa de 37,99% ao ano, de acordo com Lima Neto, para quem essa redução “já absorve a projeção de queda” da taxa básica de juros (Selic), aguardada para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), na semana que vem.
Existe também o BB Giro Rápido Rotativo, com recursos do próprio banco; mas aí os juros, que são de 7,83% ao mês, vão cair para 7,79%; e o cheque ouro empresarial, que atualmente varia entre 5,27% e 7,83% ao mês, que será reduzido para algo entre 5,23% e 7,79%.
A redução hoje anunciada ocorre com defasagem de quatro meses, considerando-se que a taxa básica de juros começou a cair em setembro do ano passado, quando estava em 19,75% ao ano, e caiu, gradativamente, para os atuais 18%. Lima Neto acredita que a tendência é de queda da taxa Selic, além de o BB trabalhar com a expectativa de crescimento da economia, queda da inadimplência e aumento da produtividade.