O presidente internacional Rabobank, Teun de Doonph (Toni) e diretores do banco cooperativo holandês estiveram, hoje de manhã, em Lucas do Rio Verde, conhecendo a cooperativa de crédito Sicredi Ouro Verde e tratando do futuro acordo comercial destinando financiamentos para o setor de agronegócio em Mato Grosso. Os holandeses foram informados das principais atividades do sistema Sicredi e da Superintendência BR-163, que reúne as cooperativas Sicredi Mutum, Sicredi Ouro Verde, Sicredi Celeiro MT (Sorriso-Sinop) e Sicredi Norte. Amanhã, os holandeses visitarão também uma cooperativa no interior do Rio Grande do Sul.
“Futuramente poderemos firmar acordo de negócios entre banco cooperativo Sicredi e Rabobank nos setor de gestão financeira e para captar recursos ampliando as linhas de financiamentos para investimentos no agronegócio na nossa região”, disse o presidente da Sicredi Ouro Verde, Eledir Techio, ao Só Notícias. “Nosso objetivo é canalizar financiamentos para investimentos com taxas menores de juros para agricultores e empresários. Sem dúvida será uma operação com resultados positivos para os dois sistemas cooperativos”, acrescentou Techio.
As negociações entre Sicredi e Rabobank estão sendo feitas há dois anos. O montante de recursos que pode ser destinado ainda não foi definido. “Após esta visita, esperamos que, no ano que vem, possamos bater martelo nas negociações. Este banco holandês é um dos maiores em liquidez no mundo e de tripla classificação, com nível A”, finalizou.
A Superintendência da Sicredi BR-163 englobando cooperativas Mutum, Ouro Verde, Sicredi Mato Grosso, Norte tendo 40 mil associados (dos 120 mil de Mato Grosso) e administrando mais de R$ 500 milhões de ativos. A cooperativa está operando há
18 anos no Estado.