O Banco Central homologou projeto de criação da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Sinop, a Sicoob Norte. A assembleia de constituição que aprovou a criação da cooperativa foi ontem à noite, com aprovação do estatuto e eleição da diretoria. O empresário Norival Curado foi eleito presidente do conselho de administração. O empresário Luciano Chitolina, que preside a CDL, foi eleito presidente executivo.
Agora, para iniciar de fato os trabalhos independentes da capital basta apenas o Banco Central aprovar a diretoria eleita na assembleia. O Sicoob Norte foi criado pelos empresários de Sinop para atuar nos municípios da região com a estratégia para captar novos associados através das CDLs e associações. A unidade funciona na avenida das Itaúbas.
O presidente Norival Curado, um dos fundadores da Sicoob Norte, disse que a cooperativa nasce com mais de 400 associados. A expectativa é superar R$ 20 milhões de negócios no primeiro ano de atividades. "Agora vamos criar o corpo operacional e dentro de no máximo, em 60 dias, operar como agência (hoje é ponto atendimento) sem depender de Cuiabá", afirmou, ao Só Notícias. "É um momento histórico para Sinop, que fortalece a economia num período de adversidades. E a cooperativa vai fomentar ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade", analisou.
O presidente executivo, Luciano Chitolina, disse que a criação da cooperativa “é um grande passo para a CDL que idealizou esta cooperativa desde o inicio. Sinop que passa a ter sua própria cooperativa de crédito", declarou. Ele mencionou também que a cidade tem unidades de atendimentos "de 3 cooperativas mas nenhuma tem base em Sinop”.
A presidente do Sicoob Central Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Aifa Naomi Uehara de Paula, participu da assembleia ontem à noite e elogiou este grande passo que a sociedade sinopense está dando. “O Banco Central há quase quatro anos não autorizava uma Cooperativa no Brasil então este aval é muito importante”, analisou. “O Sicoob Norte está sendo constituído de forma muito profissional e dotado de todos os mecanismos para dar certo e é bom lembrar que junto com a autonomia e independência que vem neste momento vem também uma responsabilidade imensa de gerir não só o que é seu, mas de muitas pessoas e é fundamental que os cooperados cobrem e participem. E nós do Sicoob Central continuaremos dando todo suporte que o Sicoob Norte precisa para funcionar”, acrescentou.
No conselho de administração presidido por Curado (ex-secretário municipal de Indústria e Comércio), o vice-presidente é Marcos Antônio Alves, secretário Marcos Roberto Toló; conselheiros Marcos Aurélio Pinesso, Edmundo da Costa Marques Neto, Edilson Pissinati Macedo, Jacó Alves Bernardes, João Paulo Avansini Carnelos, Cezar Luiz Biazus e Luciano Chitolina
No Conselho Fiscal estão Acir de Lima Pinto, Elis Regina Paris, Alessandro Chimiti, Anor Zanchetti, Antonio Virgilino Rodrigues, Diego Spiguel Granja
Na Diretoria Executiva, o presidente é Luciano Chitolina, vice-presidente, Marcio Kreibich, diretor Operacional Marcio Nascimento,
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) é o maior sistema financeiro cooperativo do país e teve um resultado de R$ 2 bilhões no exercício de 2014, que equivale a um crescimento de 42,7% em relação a 2013, informa a assessoria.