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Autorizado projeto de R$ 4 mi para obras em ferrovia no Sul de Mato Grosso

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A Agência Nacional de Transportes Terrestres autorizou o projeto executivo elaborado pela América Latina Logística Malha Norte S.A (ALL) e o início das obras de prolongamento da ferrovia Ferronorte entre Alto Araguaia e Rondonópolis, no Sul de Mato Grosso, trecho compreendido entre os quilômetros 500,4 ao 513,6. A resolução de número 3.042 consta em Diário Oficial da União. Conforme a ANTT, a execução dos serviços de restauração e complementação da infraestrutura ferroviária do segmento, ligando as duas cidades devem ficar limitados em mais de R$4 milhões (R$4.779.830,91).

A agência acompanhará a evolução das obras porque mensalmente a ALL deverá enviar ao poder público resumo da implementação do trecho autorizado, destacando as ações realizadas no referido mês, as ações previstas no cronograma e não cumpridas, acompanhadas das respectivas justificativas.

Conforme a ANTT, a autorização do projeto executivo fica condicionada ao atendimento de algumas ressalvas. Só Notícias apurou que entre elas estão que a concessionária deverá apresentar projeto de superestrutura ferroviária e seu respectivo orçamento; estudos para utilização de jazidas e pedreiras na execução da obra; anotação de responsabilidade técnica do profissional responsável pela fiscalização; memória descritiva de cálculo utilizada para quantificar os serviços necessários à execução; licença ambiental para o empreendimento.

Entre as principais demandas atendidas pela Ferronorte está o transporte de produtos agrícolas, soja, farelo, combustível e fertilizante. A ferrovia é considerada uma ‘artéria’ logística das regiões Norte e Centro-Oeste do país, em sua ligação com Sul e Sudeste e com portos de exportação. Sua concessão foi obtida em 1989 por 90 anos para construir e operar um sistema ferroviário de carga superior a 5 mil quilômetros, ligando Cuiabá, Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Aparecida do Taboado (MS), Porto Velho (RO) e Santarém (PA).

De acordo com o Ministério dos Transportes, os mais de 5 mil quilômetros de extensão da ferrovia estão divididos em trechos, sendo Cuiabá – Alto Araguaia a Aparecida do Taboado (MS) com 957 km; Alto Araguaia- Uberlândia (MG): 771 km; Cuiabá – Porto Velho (RO): 1.500 km; e Cuiabá – Santarém (PA): 2.000 km.

A construção da ferrovia iniciou em setembro de 1992. Em 1999 foi inaugurado o terminal em Alto Taquari para receber parte da produção agrícola do Mato Grosso. De lá, seguem, via Ferroban (outra concessão da ALL), até o porto de Santos, onde mesma empresa tem participação no Terminal de Granéis do Guarujá (TGG).

No Brasil, conforme a ANTT, até 2008 haviam 29.817 quilômetros em malha ferroviária nacional e 28.314 km malha federal concedida.

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