A partir de hoje a tarifa de água em Sinop terá novo valor. O reajuste de 5,52% foi determinado pelo Serviço Autonômo de Água e Esgoto de Sinop (SAAES), baseado no Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM). A tarifa cobrada para o consumo mínimo de 10 mil litros de água, que custa atualmente R$ 10,20, passará para R$ 10,80.
O diretor do SAAES, Hildebrando França, disse, ao Só Notícias, que o reajuste é determinado pela lei que criou a autarquia, no mês de dezembro do ano passado. “A lei determina que todo ano seja feito o realinhamento de preço para evitar prejuízos para o SAAES e também para o consumidor”, explicou.
França também argumentou que o último reajuste aplicado na tarifa foi em 2004. “De lá pra cá tivemos dois reajustes de salários, um de 11% e outro de 5%, aumento na energia, nos produtos químicos para tratamento, combustível”, acrescentou.
O diretor também destacou que os valores arrecadados com a tarifa são destinados à manutenção da rede, materiais de expediente e pequenos reparos no sistema, quando necessário. Atualmente, existem cerca de 22 mil ligações do SAAES em Sinop.