Saúde

UTI’s devem funcionar este ano em Sorriso

Pacientes de todo o Nortão poderão contar, ainda este ano, com os atendimentos em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na região. Além da previsão de início do funcionamento das unidades em Sinop nos próximos dias, 15 leitos que estão sendo instalados no Hospital Regional de Sorriso devem começar a atender até o mês de dezembro.

Segundo a diretora do hospital, Rejane Joana Potrich Zen, o funcionamento das unidades só depende do término das obras na parte elétrica, já que a rede está sendo expandida, e na climatização, prevista para acontecer até o final deste ano. “Nosso objetivo e do Estado é em inaugurar estas unidades até o final do ano”, enfatizou.

Serão 10 leitos para neonatal e 05 para adultos. Outros 05 deverão ser instalados posteriormente. Pacientes de 17 municípios do Nortão, que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde Teles Pires, entre eles Sinop, Lucas do Rio Verde, Vera, Felz Natal, Cláudia, Santa Carmem, Itaúba, serão atendidos nestas unidades.

Atualmente, o Hospital Regional de Sorriso conta com UCE – Unidade de Cuidados Especiais – que conta com 3 leitos adultos e 10 neonatais. Em alguns casos, pacientes tem que ser transferidos para Cuiabá para receberem tratamentos. Em Sinop, a estrutura em que as UTIs estão sendo instaladas foi inaugurada no mês de julho do ano passado, mas o início do funcionamento só foi confirmado alguns dias atrás, depois de constantes cobranças da sociedade.