PUBLICIDADE

Aumenta volume de exportações de soja e carne em Mato Grosso

PUBLICIDADE

De acordo com dados divulgados ontem pela Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) em parceria com a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Mato Grosso registrou de janeiro a julho deste ano o crescimento de 34,40% nas exportações em relação ao mesmo período do ano anterior. “A causa deste índice é o reflexo do aumento no volume exportado do complexo soja (grãos, farelo e óleo). Em 2004 comercializamos, no mesmo período, 5 milhões de toneladas de soja e neste ano exportamos 8 milhões”, avalia o coordenador do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiemt, Gavur Kirst.

O coordenador do CIN acrescenta que o volume financeiro exportado poderia ser maior se os preços tivessem permanecido nos patamares de 2004. “No ano passado a soja era comercializada a US$ 0,28 o quilo, e neste ano está sendo vendida a US$ 0,23 o quilo, o que representa uma queda de 17,86%”, explica Kirst.

Na pauta de exportação de Mato Grosso, o complexo soja, complexo carne (bovina, suína e aves), madeira, algodão e couro são os produtos de maior participação no total exportado. Juntos eles são responsáveis por 98,36% do total comercializado. “Somente o complexo soja representa 82,74% do total das exportações mato-grossenses, porém acreditamos que com o aumento na exportação de outros produtos, como por exemplo, a carne e o algodão, esta participação caia para aproximadamente 70%”, afirma Gavur Kirst.

Dentro do complexo carne, a carne suína teve o aumento de 346,27%. De acordo com o coordenador do CIN, este expressivo aumento das exportações reflete a política de incentivos do Governo do Estado em tratar a produção de suínos numa esfera industrial com todos os índices de qualidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Diretores da Águas de Sinop detalham para entidades avanço das obras de esgoto

O diretor-presidente da Águas de Sinop, Eduardo Lana, e...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...

Frota de veículos cresce 50% em 5 anos em Mato Grosso; Sinop é 3ª

O mais recente relatório da 19⁠ª Circunscrição Regional de...

Sorriso e Lucas têm crescimento impulsionados nos setores de transporte e comércio varejista

Sorriso ganhou 379 empresas, em setembro, conforme o ministério...
PUBLICIDADE