Segundo pesquisa da Fundação Procon-SP, a taxa média do empréstimo pessoal para pessoas físicas subiu em fevereiro, atingindo 5,37% ao mês, ante 5,30% do mês anterior. Ao mesmo tempo, no entanto, o levantamento realizado em 2 de fevereiro apontou relativa estabilidade na taxa média aplicada pelos bancos no cheque especial, passando de 8,150% ao mês para 8,148% ao mês, devido à queda da taxa do Banco do Brasil.
Contribuíram para a queda das taxas de empréstimo pessoal os bancos HSBC, que alterou de 4,18% para 4,67% ao mês, e Real, cuja taxa passou de 6,30% para 6,50% ao mês.
No cheque especial, cuja taxa média continua se mantendo pelo quarto mês consecutivo, houve mudança apenas no Banco do Brasil, que alterou de 7,70% para 7,68% ao mês, um decréscimo de 0,26% em relação à taxa de janeiro.
Na primeira reunião de 2007, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu a taxa básica de juro em 0,25 ponto percentual, para 13% ao ano. A maior cautela da autoridade monetária reflete no comportamento das instituições financeiras, que deixaram de promover alterações significativas em suas taxas de juros.