domingo, 28/abril/2024
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Assuntos financeiros lideram lista de reclamações no Procon em Sinop, aponta secretaria

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Só Notícias/Cleber Romero (foto: Só Notícias/Diego Oliveira/arquivo)

Dos mais de 3 mil atendimentos feitos no Órgão de Defesa do Consumidor (Procon), 35,5% das reclamações ou denúncias estão relacionadas aos assuntos financeiros. Na sequência, aparecem problemas com produtos (22,4%), telecomunicações (18,1%), serviços essenciais (11,3%), serviços privados (7,58%), saúde (2,85%), habitação (1,89%) e alimentos (0,17%). Os dados foram confirmados através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor.

A telefonia celular lidera o ranking dos assuntos mais demandados com 11,38%. Os consumidores apontaram problemas com cobrança indevida, vício de qualidade, dúvidas sobre cobrança, valor, reajuste, contrato, orçamento e desbloqueio de aparelho. Os produtos importados estão em segundo com 7,31%. Consta que os principais problemas apresentados são vício, demora na entrega do produto, venda e publicidade enganosa. 

O terceiro assunto mais demandado está relacionado com banco comercial que registrou, até agora, 5,29%. Os consumidores reclamam de cobrança indevida, abusiva, não cumprimento de contrato, alteração, transferência, irregularidade, rescisão, taxa de juros, problemas com crédito consignado e cálculo de prestação em atraso.

Em Sinop, os consumidores que mais procuraram o Órgão de Defesa do Consumidor para fazer reclamações foram os homens de 31 e 40 anos, com 50,99% dos problemas relatados.

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