sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Mesmo com queda nas vendas Sorriso volta a ser maior exportador de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

Mesmo com uma redução de 14,7% nas vendas externas entre janeiro e julho de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019, Sorriso conseguiu recuperar o posto de maior exportador de Mato Grosso, que até o fim do primeiro semestre tinha perdido para Rondonópolis. Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) mostram que nos sete primeiros meses deste ano, as exportações do município norte-mato-grossense atingiram U$ 1,087 bilhão contra U$ 1,071 bilhão de Rondonópolis.

A diferença é pequena. As vendas de Sorriso representam 10,4% de tudo que é vendido em Mato Grosso e a de Rondonópolis chegam a 10,2%. A grande vantagem de Sorriso se reflete na balança comercial. Como a importação é menor, o município do nortão tem saldo de U$ 916 milhões ante U$ 622 dos produtores do sul de Mato Grosso.

A tendência é de que a diferença aumente até o final do ano, com Sorriso se mantendo na dianteira, como acontece historicamente. Em 2019, a diferença de exportação entre as duas cidades foi superior a U$ 300 milhões, com Sorriso absorvendo 11,8% das vendas externas de Mato Grosso contra 9,9% de Rondonópolis.

O comércio de Sorriso com a China continua em baixa de 40% em relação ao período passado, mas as perdas são compensadas com o aumento das vendas em 230% para a Turquia, em 22% para o México, em 23% para a Espanha e em 4,5% para a Alemanha. Parceiros menores também aumentaram as vendas.

Rondonópolis, apesar de ter aumentado as vendas para China, Tailândia, Indonésia e Vietnã, ainda não tem tanto mercado na Europa. Apesar do aumento percentual de 18% no total das vendas, os valores em dólares já não superam as vendas de Sorriso.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE