Um aumento de 60% dos processos administrativos de usuários de telefonia móvel e aparelhos de celular em relação ao ano passado no mesmo período elevou o setor ao 1º lugar no ranking geral do Procon. Dos 2.030 processos abertos este ano na Superintendência de Defesa do Consumidor de Mato Grosso, os problemas com aparelhos de celular lideram o ranking com 321 registros. Móveis e eletrodomésticos estão em segundo lugar com 241 reclamações formais e os serviços de telefonia móvel em terceiro, com 217 processos.
“Se somarmos as reclamações contra aparelhos celulares e o serviço de telefonia móvel os números assustam são mais de quinhentos processos em apenas quatro meses”, ressaltou a superintendente do Procon, Vanessa Rosin.
Em 2003, o setor de telefonia móvel e aparelhos celulares lideraram as reclamações, seguidos pela telefonia fixa, serviços públicos e pelos títulos de capitalização. Juntas somaram mais de mil registros. Em 2004, os dois setores ficaram em quinto e sexto lugares. Em 2005, houve uma mudança no perfil das reclamações em razão do maior esclarecimento da população em relação aos seus direitos.
“Temos que levar em consideração, que, o Código de Defesa do Consumidor se tornou mais popular, graças à nova política de inclusão social do atual Governo. Então o consumidor sabe como, quando e onde reclamar”, afirmou Vanessa.
A volta dos problemas pode ser justificada em virtude da expansão do setor e da demora das assistências técnicas em atender o consumidor em 30 dias conforme está previsto em lei. “O problema maior é quando as empresas de assistência técnica alegam que não têm peças para reposição e o prazo não é cumprido, deixando de atender os consumidores, que são obrigados a procurar os Procons do Brasil inteiro”, disse Vanessa, lembrando que o problema se repete em outros estados brasileiros.
Com esses números, o Procon-MT alerta à população quanto aos cuidados na hora de adquirir aparelhos celulares e serviços de telefonia móvel, salientando os problemas mais recentes com celulares.