A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou apta a operação comercial mais uma unidade geradora da Usina Hidrelétrica Teles Pires, com 364 MW, em obras entre Paranaíta e Jacareacanga (PA). Com isso, foram determinadas que as solicitações do início da operação em teste e comercial sejam efetuadas após a conclusão das obras de responsabilidade do agente de transmissão nos termos de resolução normativa. Ainda não há prazo para que os trabalhos comecem. Ao todo, o empreendimento deve ter 5 unidades geradoras que totalizam 1.820 MW. A autorização da primeira saiu em junho. Outra já está pronta.
No balanço, divulgado mês passado, a Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), que tem concessão do empreendimento, apontou que a construção, iniciada em agosto de 2011, já chega a 98% das obras civis. Contemplada no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, ela terá carga suficiente para atender uma cidade com cinco milhões de habitantes. Durante as primeiras etapas, gerou emprego para cerca de 5 mil trabalhadores.
Dados técnicos apontam que o reservatório (lago) ocupará áreas dos dois municípios próximos ao empreendimento. No Pará, 16% de Jacareacanga e em Mato Grosso, 84% de Paranaíta. Ele é formado pela barragem que terá cerca de 70 km de comprimento no rio Teles Pires e ocupará uma área de 150 km², com um espelho d’água de 135,6 km² e uma área inundada de 95,0 km², o que equivale a 0,052 km² por megawatts gerado de área inundada