A Secretaria de Fazenda (Sefaz) realiza daqui a pouco, a partir das 09 horas, em Sinop, um encontro com contadores e contribuintes da indústria, comércio e agropecuária, sobre o sistema de digitação de notas fiscais interestaduais. O gerente de Nota Fiscal de Saída da Sefaz, José Ricardo de Oliveira, vai apresentar aos profissionais as alterações para a emissão das notas e as facilidades aos contribuintes.
Desde o dia 20 de setembro, de acordo com a portaria nº 31/05 e alterações dadas pela portaria nº 080/2006, a digitação prévia de notas fiscais que acobertam as operações de saída interestadual de produtos da agropecuária e outros, é obrigatória. Os comprovamentes serão exigidos nos postos fiscais de barreira interestadual para o procedimento de baixa e liberação do trânsito da carga.
Mas, segundo gerente da Agência Fazendária de Sinop, Nilde Gil Braz Silva, muitos não conhecem esses procedimentos e as facilidades oferecidas pela Sefaz. “Os próprios contribuintes podem emitir as notas fiscais nas próprias empresas e não precisam se deslocar até a Agência Fazendária”, explicou.
O encontro é na CDL. Contadores e contribuintes de Sorriso, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde também foram orientados. Outros eventos devem ser programados para a região.