A nova sede da Vara do Trabalho será inaugurada segunda-feira (5). Foi construída na avenida Perimetral deputado Rogério Silva, em uma área de 1,8 mil metros, sendo 394 metros de área construída. O investimento foi de R$ 1,1 milhão, alocado no orçamento da União através de emenda da bancada federal de Mato Grosso, em 2011.
Além de Alta Floresta, abrange os municípios de Apiacás, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta. A juíza titular é Cláudia Regina Costa de Lírio Servilha.
O prazos processuais e regimentais e o atendimento ao público na comarca estão suspensos desde o dia 29 até dia 4, em função da mudança de endereço. A suspensão foi determinada pelo presidente do Tribunal, desembargador Tarcísio Valente.
O planejamento estratégico do Tribunal Regional do Trabalho disponibilizou um diferencial na unidade que é a primeira no Estado a contar com um sistema de reaproveitamento de águas da chuva e de águas cinzas. O sistema possibilita o reuso de resíduos provenientes de pias e ralos, que correspondem por até 80% do esgoto residencial. O tratamento é feito por um tanque de raízes.
A idealizadora, a bióloga e mestre em Tecnologias Ambientais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Natália Pansonato, destacou que o tanque traz benefícios como a economia na conta de água; o impacto positivo no aspecto paisagístico; a conscientização ambiental; o uso inteligente da água, além de não representar aumento no custo da obra.