Sete municípios do Nortão estão entre os dez que mais desmataram no Mato Grosso, durante o mês de agosto. Os dados foram apresentados pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), desenvolvido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Nova Mutum, Alta Floresta, Apiacás, Nova Bandeirantes, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Marcelândia foram responsáveis por 42% do total de área desmatada no Estado, que foi de 106,2 km2. Nova Bandeirantes foi campeão no ranking com uma área de 16,3 km2. Nova Mutum ficou na décima colocação, com 2,9 km2 de área desmatada.
Os municípios de Colniza, Aripuanã e Nova Maringá também estão na lista dos dez que mais derrubaram. Ainda, conforme o levantamento, Nova Bandeirantes, Marcelândia, Peixoto de Azevedo, Aripuanã e Colniza também estavam na lista dos dez municípios que mais desmataram em 2005, o que mostra que há uma concentração do desmatamento na região.
Apesar dos números, houve uma queda expressiva de 63% em relação aos desmatamentos ocorridos em agosto de 2005 e agosto de 2004. Outro fator apresentado pelo SAD é que a grande maioria dos desmatamentos, cerca de 89%, foram detectados em propriedades rurais.
Dos 95 quilômetros quadrados, cerca de 63% ocorreu nas propriedades não cadastradas no Sistema de Licenciamento Ambiental em Propriedades Rurais (SLAPR), enquanto o restante aconteceu nas propriedades que fazem parte do sistema. Os meses de outubro e novembro são considerados críticos para o desmatamento e as fiscalizações devem ser intensificadas na região.
Relação de municípios e áreas desmatadas:
Nova Bandeirantes – 16,3 km2
Colniza – 12 km2
Marcelândia – 5,8 km2
Peixoto – 5,4 km2
Alta Floresta – 5,3 km2
Paranaíta – 5,1 km2
Apiacás – 4,7 km2
Aripuanã – 3,4 km2
Nova Maringá – 3,2 km2
Nova Mutum – 2,9 km2