Outros 3 despojos mortais de vítimas do acidente com boeing da Gol no Nortão foram resgatados nesta terça-feira. Agora, ainda faltam ser resgatadas 9 vítimas, conforme Só Notícias já informou. Ao todo, foram resgatados 145 corpos. Oficialmente, o IML de Brasília identificou 119 e a grande maioria deles já foi sepultada ou cremada.
As buscas reiniciaram nesta quarta-feira de manhã e o trabalho será mais difícil considerando que o raio onde foram encontradas vítimas é grande, que a aeronave se despadaçou no ar e há, por exemplo, destroços em aproximadamente 10 km quadrados. As equipes suspeitam que possam ter vítimas embaixo de destroços do avião e passaram a usar macacos hidráulicos e colchões pneumáticos para suspender, por exemplo, os destroços do trem de pouso (que tem cerca de 15 toneladas), as asas e outras partes da fuselagem.
Mais de 100 soldados estão fazendo uma varredura na mata fechada, entre duas tribos indígenas, onde o avião caiu.
Nesta terça chegaram na Fazenda Jarinã (220 km de Peixoto de Azevedo e é unidade de apoio para as operações) o coordenador-geral da operação de busca e resgate, major-brigadeiro-do-ar Antônio Gomes Leite Filho, o chefe de gabinete da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Moacir Cordeiro de Melo, e coordenador-geral de assuntos externos Michel Blanco Maia e Souza, para se reunirem com os índios caiapós.
Um grupo de índios, liderados por Megaron Tchucarramãe (sobrinho do cacique Raoni) foi oferecer ajuda para encontrar os outros corpos, mas os oficiais locais descartaram o apoio. pelo menos 12 índios chegaram a um ponto da floresta onde está parte dos destroços do boeing, mas foi solicitado que eles se retirassem.
O comando das operações divulgou nota hoje à noite, relatando que o “Comando da Aeronáutica reafirma sua posição de não se pronunciar sobre qualquer assunto relacionado à ocorrência (causas do acidente) até que a comissão formada especialmente para essa apuração se manifeste a respeito”.
(Atualizada às 09:11hs em 11/1/06)
Leia mais
Equipamentos especiais ajudam localizar corpos de últimas 9 vítimas de boeing
Pilotos de jato que derrubou boeing no Nortão voltam a depor