O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) finaliza, nos próximos dias, o número de habitantes contabilizados em Alta Floresta. Na última parcial, foram confirmados 48 mil, mas, segundo a coordenadora Edileuza de Oliveira, não deve ter uma variação muito expressiva e pode não ultrapassar os 50 mil, esperados por lideranças municipais.
Segundo ela, a contagem nos bairros já foi concluída. “Estamos fechando alguns números e enviando as informações para a coordenação nacional. Tudo ficará pronto até o dia 31 e, nesse período, nos reuniremos com a comissão para repassar os números finais”, salientou.
Mesmo correndo o risco de ficar abaixo do estimado pela prefeitura, o número está acima da última estimativa feita pelo instituto, no ano passado, quando Alta Floresta apareceu com uma população de 47,2 mil. “A estimativa do IBGE foi superada”, completou.
Pelo número de habitantes, o Governo Federal define o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), para investimentos em educação, habitação, saúde, social, entre outros. Caso fique acima de 50 mil, o município passa a pertencer a uma nova classificação e receber um repasse maior.
O FPM é composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados. São fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual. O mínimo é de 0,6 para municípios com até 10.188 habitantes, e, o máximo é 4,0 para aqueles acima 156 mil.
Em outros municípios do Nortão o censo já foi concluído. O resultado só deve ser divulgado no final do mês também em Sinop, quarta maior cidade do Estado, e maior da região Norte.