PUBLICIDADE

Alta do dólar pode afetar investimentos em Sinop nos próximos meses, diz pesquisa

PUBLICIDADE

O alto valor do dólar, que chegou hoje na casa dos R$ 4,24, poderá afetar os investimentos no município, aponta pesquisa do Centro de Informações Socioeconômicas (Cise) da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), em parceria com a CDL, divulgada esta manhã. 68% dos empresários sinopenses afirmam que a valorização da moeda estrangeira pode influenciar na hora de investir. 13% indicam que a mudança não afeta os investimentos e, para outros 19%, pode influenciar. “É uma questão de percepção. Pode ser que não se concretize desta forma”, avaliou o economista Udilmar Carlos Zabot.

Os pesquisadores também questionaram os empresários locais se a alta do dólar frente à moeda brasileira afeta, neste momento, os negócios atuais. A maioria, cerca de 61%, disse que não, enquanto que 39% avaliaram que sim. “Tem um efeito de vários fatores. Para o comércio local acaba afetando nos custos, uma vez que são importados muitos produtos cujo preços são em dólar. Existe um certo delay (tempo de resposta), mas, no futuro, a alta do dólar deve pressionar nos próximos meses o custo local dos produtos comprados”, afirmou Udilmar.

O Índice de Expectativa Empresarial (IEE), que mede as perspectivas para os próximos três meses, caiu cerca de 4,81%. O resultado, segundo o Cise, pode ser atribuído à expectativa de vendas (-19,58%), adimplência (-30%) e segmento empresarial (-13,63%). A expectativa de investimentos, contratações e na própria economia de Sinop subiram (21,82%, 32,36% e 37,37%, respectivamente).

O Índice de Atividade Econômica (IAE), que avalia a situação atual da economia, aumentou 6,18%, o que significa que os empresários estão um pouco mais confiantes sobre o momento econômico nacional. Já o Índice de Confiança Empresarial (ICE), espécie de somas dos resultados atuais e futuros, fechou com pequena queda de 0,61%, apontando que, no geral, os empresários estão um pouco mais pessimistas no mês de setembro, em relação à economia brasileira.

A pesquisa ouviu 130 empresários e foi encomendada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop (CDL). 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE