O custo de vida ficou mais alto no mês de janeiro para os sinopenses. O Índice de Custo de Vida de Sinop (ICVS) apresentou alta de 0,28% em relação ao mês de dezembro do ano passado. Os principais fatores para a variação foram as altas nos preços de produtos alimentícios, de 1,84% e de serviços, de 0,86%. É o que indica uma pesquisa feita pelo Departamento de Economia da Unemat de Sinop.
O índice também acompanhou o aumento no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) teve crescimento de 0,38%. Já os preços de artigos de vestuário e eletroeletrônicos tiveram queda no mês, de 1,05% e 3,81%, respectivamente.
O mês de janeiro acompanhou o quinto crescimento consecutivo do índice, depois de agosto em que foi registrada a maior queda do ano. Acompanhando a crise que afetou toda a região a partir do mês de junho, o ICVS registrou queda de junho a agosto.
Os índices reagiram em setembro, com uma pequena variação de 0,06%. Dezembro teve a maior alta de 2005, com crescimento de 0,80%, seguida de março, com 0,74%. Em 2005 o mês de fevereiro também foi de alta.