terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Agricultores de Sorriso estão preocupados com falta de sementes e baixa germinação

PUBLICIDADE

Os agricultores de Sorriso, campeão nacional na produção de soja, já estão adquirindo sementes e insumos para a próxima safra. De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Nelson Picolli, pelo menos 50% dos produtores já concluíram a aquisição de sementes. Picolli alerta que uma queda na produção de sementes no Estado, está gerando um outro problema para o produtor: baixa na qualidade da semente adquirida. “Os produtores estão tendo que comprar semente de fora e, além de um problema de germinação, também já está se discutindo a questão que as sementes vêm com problemas de doenças regionalizadas”, afirmou.

Segundo ele, essa falta de sementes já gerou um acréscimo no preço. “Não sei precisar de quanto, mas aquele produtor que adquiriu antes, pagou bem menos”, ressaltou. A queda na produção de sementes em Mato Grosso ocorreu em razão de problemas climáticos que reduziram a safra.

A produção de sementes, inicialmente estimada em 7 milhões de sacas de 40 quilos, não deve passar de 4,5 milhões de sacas, ou seja, 35,7% menor que o esperado. O ataque do fungo da ferrugem asiática e o excesso de chuvas na colheita em regiões como a Serra da Petrovina, berço de produção de sementes mato-grossense, são apontados como motivos para a redução da produção.

A decisão do governo do Mato Grosso de impor vazio sanitário de 90 dias durante o inverno para evitar a permanência do fungo da ferrugem asiática nas lavouras impediu que os produtores de sementes plantassem no inverno para tentar suprir a oferta.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE