PUBLICIDADE

Ager fiscalizará empresas do setor energético de Mato Grosso

PUBLICIDADE

A concessionária de energia elétrica de Mato Grosso (Rede Cemat), Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) e Usinas Termelétricas (UTE’s) estão sendo fiscalizadas pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados. O procedimento, que acontece todo ano, obedece a um cronograma que teve início no mês passado. Na próxima segunda-feira (15), os engenheiros da Coordenadoria de Energia e Saneamento da Ager vão avaliar os investimentos feitos pela Cemat nos Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (PeD) de Tecnologias e Eficiência Energética no Estado.

O diretor de Regulação do setor de Energia, na Ager, Pedro Paulo Nogueira, explicou que a fiscalização ocorre de acordo com o cronograma elaborado pela Ager é aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o principal objetivo é verificar o andamento dos projetos. “A lei determina que a Rede Cemat faça investimentos anuais em pesquisa e em tecnologias para melhorar a qualidade da energia em Mato Grosso. Vamos avaliar se as metas dos programas de Eficiência Energética no ciclo 2005/2006 e de Pesquisa e Desenvolvimento no ciclo 2004/2005 foram atingidas”, disse Nogueira. A fiscalização da qualidade na Rede Cemat também envolve as áreas técnica e comercial em relação à prestação de serviços aos usuários.

No período de 15 a 22 deste mês serão fiscalizadas ainda as PCH’s Santa Gabriela (divisa entre Itiquira e Sonora-MS), Sete Quedas Altas (Juscimeira), São Domingos (Torixoréo) e a UTE de Alto Taquari. Ao todo, os técnicos da Ager vão visitar, até novembro deste ano, 46 empreendimentos, oito são UTE’s e 38 são Pequenas Centrais Hidrelétricas. Destas 38, 17 PCH’s estão operando e as outras 21 estão em construção, mas também fazem parte da programação de fiscalização da Ager, considerando o convênio de cooperação entre a Agência e a Aneel.

As PCH’s são empresas privadas que têm autorização para gerar energia. A distribuição é feita pelas Centrais Elétricas Mato-grossenses. que só gera energia por meio de UTE’s em regiões isoladas. Nas pequenas centrais, os engenheiros verificam áreas técnicas como, a segurança das instalações, os equipamentos de geração, as condições de manutenção e operação das usinas, além de confirmar os dados enviados à Agência pelos proprietários.

A Ager fiscaliza, por delegação da Aneel, os serviços de distribuição, comercialização e geração de energia elétrica no Estado, além dos serviços de transporte intermunicipal de passageiros. Para fazer denúncias, reclamações ou sugestões e esclarecer dúvidas sobre energia elétrica, os interessados podem entrar em contato com a Ouvidoria da Ager por meio do telefone 0800 647 64 64.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE