Demorou mas a ameaça da aftosa chegou ao Nortão. Uma fazenda em Porto dos Gaúchos (160 km de Sinop) já foi interditada pelo Instituto de Defesa Animal de Mato Grosso (Indea) por ter recebido 17 cabeças de gado oriundos do Paraná, no mês de setembro.
Está impedida a entrada ou saída de qualquer tipo de animal, produtos e subprodutos. Porto dos Gaúchos pertence à Regional do Indea de Lucas do Rio Verde, que está coordenando os trabalhos de prevenção.
Ao todo, foram recebidos 56 bovinos do Paraná desde o dia 26 de setembro, adquiridos em uma feira em Londrina. Além de Porto dos Gaúchos estão interditadas mais 3 propriedades em Mato Grosso, localizadas em Cuiabá, Campo Verde e Nova Canaã do Norte.
O presidente do Indea, Décio Coutinho, declara que exames clínicos já foram feitos nos bovinos, mas que até agora nenhum sintoma de febre aftosa foi constatado. A doença viral é caracterizada pela salivação intensiva e por feridas na boca do animal. Coutinho afirma que exames laboratoriais só serão realizados a partir de hoje, caso as suspeitas de foco de febre aftosa no Paraná sejam confirmadas. Novas medidas de segurança deverão ser anunciadas hoje.