PUBLICIDADE

Sinop recebe amanhã prévia do 3º Festival Consciência Hip Hop

PUBLICIDADE

Sinop recebe pela segunda vez a prévia do 3º Festival Consciência Hip Hop, realizada pela Central Única das Favelas de Mato Grosso (CUFA-MT). A abertura será amanhã, às 8h, na Câmara de Vereadores, onde acontece toda a programação. Às 9h30 haverá um debate com o prefeito Nilson Leitão e outras autoridades locais. Das 13h às 18h haverá uma apresentação de documentários e discussão dos temas abordados nos filmes, com a presença da equipe de áudio-visual CUFA do Rio de Janeiro (RJ).

No final da tarde, está programado um seminário interno para os integrantes da CUFA-MT, que objetiva discutir o histórico e contexto da organização e trocar de experiências com a CUFA-MSl. À noite, a partir das 19h30, um seminário discutirá a atuação da região Norte do Estado na rede Mato-grossense de Hip Hop. A mesa será composta por representantes dos municípios de Cuiabá, Carlinda, Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo, Sorriso e Vera.

“Nossa visão de mundo evoluiu após a realização da primeira prévia, tornamo-nos mais profissionais e estrategistas, nossa comunicação com a comunidade esta mais eficaz e estamos utilizando vários meios”, disse Anderson Maciel Ciriaco, coordenador da CUFA em Sinop.

O 3º Festival Consciência Hip Hop acontece em Cuiabá entre os dias 4 e 8 de setembro. Considerado um grande encontro da juventude crítica e amante da arte, o evento reunirá, pela primeira vez, participantes dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso.

Para os fãs de basquete de rua e de skate, a programação estará no Consciência Esporte, também nos dias 7 e 8. Na mesma data, um palco alternativo receberá o Consciência Batalha , onde MC’s, DJ’s, B. Boys e B. Girls irão demonstrar suas habilidades artísticas.

Acontece ainda nos dias 7 e 8 o Consciência Feira Urbana, onde o público poderá comprar CDs, camisetas e outros produtos, e ainda deixar os cabelos mais bonitos com as tranças rastafári.

E, para finalizar, no Consciência Festival haverá dois dias de shows, trazendo grupos de rap de todo o Centro-Oeste. Estas quatro últimas atividades acontecem na praça Tradições Culturais, próximo ao Museu do Rio, no Porto.

O Festival Consciência Hip Hop surgiu em 2005 com o objetivo de descentralizar e fomentar a arte crítica. Essa cultura é considerada hoje um dos instrumentos mais úteis de inclusão social no mundo. Promove a construção do conhecimento crítico através das manifestações artísticas dos jovens oprimidos, por meio do Graffiti (artes plásticas), MC (Música), DJ (Música), Break (dança) e basquete de rua (Esporte).

No seu terceiro ano consecutivo, o festival já é considerado o maior evento da cultura Hip Hop da região Centro Oeste.

A CUFA é uma organização nacional que surgiu através de reuniões de jovens de diversas favelas do Rio de Janeiro, geralmente negros, que buscavam espaço na cidade para expressar suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

Estes jovens em sua maioria pertenciam ao movimento hip hop ou por ele eram orientados. A partir das reuniões, descobriram que juntos poderiam sonhar mais e se organizaram em torno de um ideal: transformar as favelas, seus talentos e potenciais diante de uma sociedade onde os preconceitos de cor, de classe social e de origem ainda não foram superados. Assim, fundaram a CUFA, cuja manifestação cultural é o hip hop, mas que busca ampliar e atingir outras formas de expressões, conscientizando e elevando a auto-estima das camadas não privilegiadas, por meio de uma linguagem própria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE