Contagem regressiva para a maior festa popular de Sinop: o carnaval 2009. Até o próximo dia 21, quando iniciam as festividades na praça Plínio Callegaro, serão pouco mais de duas semanas para os foliões entrarem no ritmo e se prepararem. Mas, antes da abertura oficial, a população terá um ‘esquenta’, dia 14, na primeira edição do ‘Grito do Carnaval’, pelo qual serão escolhidos a rainha e o rei Momo. A entrada deve custar R$15, mas a organização ainda estuda o valor cobrado.
O secretário adjunto de Cultura, Ozeas Lima Veras, explica que o valor arrecadado com o baile no próximo sábado será revertido para instituições assistenciais. Já quanto à praça, onde o maior número de foliões de Sinop e região deverá se concentar, a montagem da estrutura (arquibancadas, camarotes, entre outras) começa no próximo dia 15.
A expectativa é receber, nos quatro dias de festa, um público superior a 15 mil pessoas, por noite, na praça. Serão vinte cinco camarotes, com capacidade para 200 pessoas e cuja comercialização vem sendo realizada pela prefeitura.
Conforme o secretário, o município não estimou o total de investimentos para o carnaval. Diferente das edições passadas, quando recursos da União também auxiliavam nos gastos, a prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, custeará todos os investimentos, que englobam contratação de três bandas, seguranças particulares, e demais.
“O carnaval tem uma importância significativa porque fomenta o comércio, o turismo”, concluiu.