O público que visitar a 31ª Bienal de São Paulo, nesta semana, poderá conferir artistas em uma experiência criativa possibilitada pela oficina ‘Casa de Caboclo – criando laços afetivos’. São 20 participantes em um processo de criação que começa hoje e termina no sábado (14). Tudo irá acontecer sob os olhares dos visitantes.
A proposta surgiu do artista Arthur Scovino, criador de Casa de Caboclo, uma das obras apresentadas na 31ª Bienal de São Paulo. Ele está em Cuiabá desde a abertura da mostra e participa também da programação paralela que inclui palestras e oficinas. Nesta terça-feira (10.11), ele se reuniu com os 20 artistas para um bate-papo que abordou o processo de criação de Casa de Caboclo e as experiências que a obra proporcionou durante as diferentes mostras em que ele esteve.
Para Mari Gema de La Cruz, que tem participado das atividades paralelas, a experiência com a Bienal em Cuiabá é uma oportunidade para ter acesso a obras que são vistas em todo mundo. Ela, que antes precisava ir até São Paulo para ver a Bienal, acrescenta que a exposição na Capital mato-grossense é também um estímulo para a população romper com a ideia tradicional de arte e ter contato com algo que vai além, sensibiliza e provoca certo estranhamento ao público em geral.
Na oficina, Scovino sugere que os participantes se reúnam na Casa de Caboclo e decidam espontaneamente que trabalho será desenvolvido em conjunto, enquanto são observados e/ou interagem com os visitantes. “A ideia é uma grande experiência coletiva, um encontro público que pode ou não resultar em um trabalho. Não tenho ideia do que eles vão fazer, só usarei o espaço para conduzir e oferecer essa proposta”.
Magna Domingos é produtora cultural e conta que está na expectativa para participar da oficina. “Todo processo criativo me instiga, para mim a experiência por si é significativa pela vivência e as trocas que irão ocorrer”. Todo o processo e a criação serão registrados em imagens que servirão de base para um vídeo a ser exposto durante a Bienal. A oficina ocorrerá no período da tarde, das 15h30 às 17h30.
A 31ª Bienal de São Paulo ocorre no Palácio da Instrução, localizado na rua Antônio Maria, no centro de Cuiabá. A exposição fica aberta à visitação até o dia 6 de dezembro.