A Escola Municipal Boa Esperança desenvolve projetos e programas que incentivam a leitura, na escola e na comunidade. Entre eles, destaca-se “É Hora de Ler” – Amigos da Biblioteca, que permite a exposição e apresentação de trabalhos orais e escritos em libra e teatros. “Estes trabalhos levam o aluno a despertar o gosto pela leitura. A história de cada leitor tem muito a ver com as relações dele com o saber na escola e na sociedade. A leitura deve ser para cada leitor uma experiência do seu modo de ver o mundo e interagir com ele”, disse a diretora Carmem Maria dos Santos.
Segundo a direção da escola, os programas e projetos desenvolvidos na localidade constituem-se em metodologias diferenciadas, pois envolvem o aluno como co-autor de sua própria aprendizagem. Outros projetos, de diferentes áreas, também estão contemplados entre as atividades desenvolvidas pela Escola, que segundo a diretora, tem o apoio da administração municipal e da Secretaria de Educação.
O projeto “Horta Limpa” tem o objetivo de produzir legumes para o reforço da merenda escolar, além de manter a escola limpa e organizada. O Coral Vozes da Esperança objetiva trabalhar a música na escola. Já o Lixo Zero permite a implantação de lixeiras com material alternativo. Além desses, também estão sendo desenvolvidos na Escola Boa Esperança o projeto Corpo que Pensa, Bom no Esporte, Bom na Escola, o Fanfalixo, que refere-se a implantação de um grupo ritmo a partir de instrumentos alternativos, e o projeto Gota Vida, desenvolvido com o apoio da SICREDI.
Entre outros destaca-se ainda os projetos Casas da Memória, Vida em Trânsito, Cartas Vivas, Artemão, A Escola Somos Nós e Contando a Taboada.