Mais de 150 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram do reinício da Sessão Pipoca, realizada no último sábado no Centro Social e Cultural de Nova Mutum. A iniciativa é do Departamento Municipal de Cultura e será realizada quinzenalmente. No sábado foi apresentado o filme “Dois Filhos de Francisco”, produção brasileira baseada na história da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano.
De acordo com a coordenadora do Departamento, Marta Sfredo, a idéia é ampliar ainda mais o número de participantes nas próximas sessões. “O projeto ficou parado por um período, foi reformulado e agora está sendo retomado. A idéia é utilizar o espaço disponível no Centro Social e Cultural, mas em ocasiões especiais levar o cinema também para os bairros e para o interior do município, a exemplo do que era feito em 2004”, explicou.
Para funcionar a Sessão Pipoca conta com a participação de uma equipe formada por 09 pessoas, sendo que 06 delas auxiliam de forma voluntária. “Nova Mutum não tem cinema e essa iniciativa é legal, pois a maioria das crianças daqui nunca foram em um cinema de verdade. Então é gratificante você perceber a satisfação delas, assim como para acompanhar o filme”, disse a funcionária pública Carla F. da Silva, que ajuda de forma voluntária.
“Entramos com um projeto junto ao Conselho Estadual de Cultura para melhorar a estrutura de que dispomos”, explicou Marta. Segundo ela, hoje os equipamentos utilizados para projeção são alugados, assim como o sistema de som e as próprias cadeiras, o que gera um investimento de aproximadamente 350 reais por sessão. “A idéia é reduzirmos os custos, que hoje são arcados pela Prefeitura Municipal”, disse.
A divulgação do dia que tem cinema e o nome do filme que será exibido é feita através da rádio, som de rua e também nas escolas e programas sociais do município. Durante o filme, que geralmente tem duração de 90 minutos, é comercializada pipoca à R$0,50 e refrigerante à R$1,00. A próxima sessão acontece no dia 18 de março, com início às 18:30h.