A história da colonização do norte de Mato Grosso é narrada em dois lançamentos que ocorrem durante a Feira Sul-Americana do Livro de Mato Grosso – Literamérica 2005, que acontece no Centro de Eventos do Pantanal. O autor e organizador das obras é o diretor do Instituto de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, Paulo Alberto dos Santos Vieira. O professor é graduado em Ciências Econômicas e História, e mestre em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia.
“No Coração do Brasil. Políticas Públicas, Desenvolvimento e Colonização em Mato Grosso” é a versão ligeiramente modificada da dissertação de mestrado defendida em 2003. O livro aborda o processo de colonização da região Norte do Estado de Mato Grosso entre as décadas de 1960 e 1980. Tem como referencial empírico o caso da Colonizadora Sociedade Imobiliária do Noroeste do Paraná, responsável pela criação da cidade de Sinop, em 1974. O lançamento ocorre na sexta-feira, 23, às 19 horas.
Paulo Alberto também é um dos organizadores do livro “Sinop: História, Memória e Ambiente”, publicado a partir de um seminário entre pesquisadores da Unemat sobre o processo colonizador de Sinop. O lançamento da obra ocorre no sábado, 24.