domingo, 23/junho/2024
PUBLICIDADE

Orquestra de MT lança disco no aniversário de Cuiabá com berranteiro em palco

PUBLICIDADE

Tradicionalmente no aniversário de Cuiabá, a Orquestra do Estado de Mato Grosso prepara espetáculos que homenageiam a capital mato-grossense. Em 2010 apresentou o Concertino para viola de cocho e orquestra, peça encomendada especialmente para o instrumento pantaneiro solar. Este ano, no 292° aniversário da cidade, a OEMT utilizará em meio aos instrumentos clássicos da música de concerto, um folclórico berrante.

Os concertos que comemoram a cidade de Cuiabá ocorrem nos dias 08 e 09 de abril, no Cine Teatro Cuiabá, sempre às 20 horas, e fazem parte da programação organizada pela Secretaria de Estado de Cultura para celebrar o aniversário da Capital. Essas apresentações marcam o lançamento do terceiro álbum da Orquestra de Mato Grosso, intitulado "O Berrante Pantaneiro", que apresenta composição homônima do músico e pesquisador de tradições culturais, Guapo. "Vivi muito tempo na fazenda trabalhando com gado. O toque do berrante me encanta desde a infância, e o toque do Chico [do Berrante] me inspirou na sinfonia. Eu coloquei apenas quatro toques, mas existem muitos outros", explica Guapo.

A sinfonia Berrante Pantaneiro apresenta quatro movimentos inspirados em toques característicos do instrumento: toque de Debandada [primeiro toque da madrugada, estimula a boiada a andar]; Toque de Agradecimento [gratidão ao fazendeiro que permitiu a pernoite do gado e peões em suas terras, ou porque comprou o gado e está levando para outro lugar, ou ainda, um toque tradicional para o gado não emagrecer]; Toque Aviso de Perigo [alerta os peões e distrai a boiada para o perigo eminente de onça, cobra ou enxame de abelhas]; Toque Pasto, Sombra e Água Fresca [quando o ponteiro – peão que segue na frente dos bois – encontra um pasto bom para descansar ou pernoitar. O toque convence o gado a parar].

‘Berrante Pantaneiro" foi escrita em 2002 e gravada no ano de 2010, inspirada nos diferentes toques de berrante – uma espécie de buzina feita de cornos de animais -, eficaz na orientação, defesa e comando do gado, instrumento muito utilizado por vaqueiros para conduzir a boiada e se comunicar à distância nos pastos do Brasil. A responsabilidade de empunhar o berrante em meio a violinos, violas, violoncelos, contrabaixo e percussão fica a cargo de um dos mais folclóricos tocadores do instrumento, o cacerense e ex-peão Chico do Berrante. "O Chico possui o maior berrante do mundo, com 1,65 metros de comprimento e 50 cm de boca. Já foi duas vezes campeão do concurso de berrante em Barretos, a maior festa de peão do Brasil", diz Guapo.

O berrante é um instrumento de sopro de grande e médio porte, dotado de escalas e tonalidades distintas, capaz de emitir códigos de comunicação com os animais e entre os peões, como o toque de abertura da porteira, retirada da querência, balanço da boiada, aviso de encruzilhada, dentre outros. "Tem também o toque de pastoreio, que significa a sequência da viagem, pondo o gado no estradão novamente. Mas, o bonito mesmo é o fim da jornada, o toque de debandada, que indica que os vaqueiros vão voltar para casa depois do trabalho cumprido", explica Chico do Berrante. CONCERTOS POPULARES

Nem bem comemorará o aniversário de Cuiabá e a Orquestra de Mato Grosso já parte para Rondonópolis, onde repete no domingo (10.04) a apresentação do "Berrante Pantaneiro", no Casario histórico daquela cidade. O concerto em Rondonópolis inicia a série de Concertos Populares 2011, que este ano percorre oito cidades de três estados brasileiros, além de Mato Grosso, Minas e Goiás [MG e GO receberão a OEMT a partir de 30 de junho].

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE