quinta-feira, 2/maio/2024
PUBLICIDADE

Orquestra de Mato Grosso e Vanguart vão prestar homenagem a Raul Seixas no Vem pra Arena

PUBLICIDADE

O último concerto da temporada promete deixar o público do Vem pra Arena “Maluco Beleza”. O encontro entre a Orquestra do Estado de Mato Grosso e a banda Vanguart celebra os 70 anos de nascimento do pai do rock brasileiro, neste sábado (28), na Arena Pantanal, a partir das 20h, com entrada franca.

O maestro Leandro Carvalho vai tocar junto, além de reger, claro. Em algumas canções, Leandro, que começou a carreira como violonista e gravou nove discos dedicados ao violão, digamos, mais erudito, troca a batuta por uma guitarra elétrica. Mas não se trata de uma guitarra qualquer e sim de um instrumento que foi de Raul um dia e que o acompanhou em vários shows memoráveis na década de 1980.

“Essa guitarra é uma espécie de convidada especial, um amuleto precioso que vai trazer um brilho a mais para o concerto deste fim de semana, afinal de contas, não é todo dia que se tem a oportunidade de ouvir um instrumento de Raul Seixas ao vivo. É como se o próprio Maluco Beleza estivesse presente”, comenta Leandro Carvalho.

A eletrizante combinação entre Raul Seixas, Vanguart e Orquestra de Mato Grosso exibe um repertório especial, cuidadosamente arranjado para o concerto de encerramento da temporada. Canções muito conhecidas como “Ouro de tolo”, “Gita”, “Mosca na sopa”, “Metro Linha 743”, “Trem das sete”, “Medo da Chuva” e “Como vovó já dizia” ganham roupagem totalmente nova e estão garantidas no set list (dá para imaginar "Metro Linha 743" tocada por uma orquestra?). O repertório traz ainda obras nem tão conhecidas, entre elas “A beira do Pantanal” (sugestivo, não?), “Mata virgem” e “Cachorro-urubu”.

“Desde 2005, quando a Vanguart começou a viajar pelo Brasil – mesmo ano de criação da OEMT – acompanhávamos a Orquestra do Estado de Mato Grosso de longe, intrigados e surpresos com a qualidade e personalidade do trabalho. Em 2014, quase dez anos depois, estávamos juntos no mesmo palco, de frente para a imensidão do Parque Ibirapuera em São Paulo. Estávamos lá tocando com essa mesma Orquestra que tanto nos fez suspirar”, comemora Helio Flanders, líder da Vanguart.

O criador de uma das bandas mais badaladas dos últimos tempos recorda ainda como surgiu o convite para o concerto que homenageia Raul Seixas. “Após aquele concerto em São Paulo, veio a surpresa: o maestro Leandro Carvalho nos convida para um projeto em 2015, inédito e revelador, reinventar a obra de Raul Seixas. Confesso que recebi o convite com estranhamento, afinal de contas não é muito fácil imaginar as canções de Raul, aquele cabeludo, hippie que tocava uma guitarra suja, interpretadas por uma orquestra. Novamente, o maestro olhava mais a frente, conseguia redesenhar um novo conceito sobra a obra do Raul, da Vanguart e de sua própria orquestra”, revela Flanders.

Após o concerto, Orquestra e Vanguart entram em estúdio para gravar o repertório dedicado aos 70 anos de Raul Seixas. O álbum será lançado em 2016 e integra a crescente discografia da Orquestra de Mato Grosso que em 10 anos já gravou quase duas dezenas de discos com importantes personalidades da música nacional e internacional.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE