O livro “Luís de Albuquerque, Viagens e governo na Capitania de Mato Grosso 1771-1791”, da professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Leny Caselli Anzai, em conjunto com a escritora e historiadora Janaína Amado, será lançado no Foyer do Teatro Universitário, campus de Cuiabá, na quinta-feira (3) às 19h30.
A obra foi finalista do Prêmio Jabuti 2015 na categoria Ciências Humanas, é produzida pela Versal Editores e, lançada em 2014, conta a trajetória de um dos mais importantes governadores de Mato Grosso no período do Brasil-Colônia. O livro, de 352 páginas, traz informações contidas nos diários no qual Luís de Albuquerque registrava seus grandes trajetos, retratando os obstáculos enfrentados por ele na consolidação do centro-oeste brasileiro, no Século XVIII.
Constam nesses registros todas as rotas, fundação de vilas, métodos de aproximação com os habitantes locais, coleta e criação de toponímias para acidentes geográficos, fenômenos climáticos e exemplares da flora ou fauna regionais. Segundo as autoras, “os diários foram o ponto de partida para a pesquisa, mas a eles foram acrescidos muitos outros documentos existentes em arquivos históricos de Portugal, Estados Unidos e Brasil, produzidos em diferentes contextos”.
Esses documentos, na forma de manuscritos, foram encontrados pelas autoras, em 2000, na Newberry Library, em Chicago, EUA, juntamente com os “Anais de Vila Bela”. Também constam da obra outros documentos de arquivos estrangeiros, como imagens encontradas no Museu Bocage, na Biblioteca de Lisboa, da Biblioteca do Porto e da Universidade de Coimbra. (Com informações da revista “UFMT Ciência” nº04).