PUBLICIDADE

Nova Mutum: Orquestra Sinfônica Jovem comemora 3 anos e lancará DVD

PUBLICIDADE

A Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum vai comemorar três anos, no dia 23, com uma programação especial. A informação foi confirmada pelo maestro Edmar Nascimento. Na ocasião estará no município a Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso, do Instituto Ciranda, para uma apresentação conjunta, que vai reunir até 150 músicos no palco. A expectativa é de um público superior a mil pessoas, na plateia.

O repertório é inédito. Edmar adiantou, ao Só Notícias, que uma das músicas será "Cuitelinho". "Nesta ocasião estaremos com as duas orquestras no palco, com os 15 integrantes do grupo de viola caipira, mais os 40 integrantes do coral infantil", falou. Outra novidade será a primeira apresentação coral da APAE, que vem sendo trabalhado pelo maestro ha cerca de dois meses. Toda a apresentação será gravada para o lançamento do 3º DVD, ao vivo, da Orquestra.

A Orquestra surgiu em 2009, da inspiração de se criar no município uma orquestra de música. Primeiro foi a mobilização comunitária, depois os encaminhamentos burocráticos para a criação da Associação Cultural e Social de Nova Mutum, entidade que assumiria a responsabilidade pela manutenção do projeto, e, posteriormente, a formação da escola propriamente dita, com a constituição das turmas e a construção do prédio para a Orquestra.

"É o fruto da união de vários segmentos da sociedade", explica Luiz Divino da Silva, presidente da associação. Hoje, sob a liderança de empresários locais, com o apoio do poder público, a Orquestra é um exemplo vivo de que em havendo vontade e, sobretudo, o envolvimento comunitário é possível mudar os rumos de muitas vidas e até mesmo de toda uma comunidade. São atendidos 200 alunos.

"Tratam-se de meninos e meninas saídos, na sua imensa maioria, do seio de famílias de baixo poder aquisitivo, que por conta própria, dificilmente teriam condições de oferecer oportunidade semelhante a seus filhos", complementou Luiz. Eles têm aulas de violino, percussão, trompete, violoncelo, sax, trombone, clarineta, contrabaixo, viola sinfônica e viola caipira, flauta, trompa, oboé, fagote, percussão erudita e tuba.

Um precursor da criação da Orquestra é o empresário Frederico Ribeiro Krakauer. Ainda em 2006, já perseguindo esse sonho e incentivado pelo maestro Leandro Carvalho, que à época projetava a Orquestra de Mato Grosso, por meio da extinta Associação de Empresários da Amazônia, doou vários instrumentos a empresa JAR, que com a criação da Associação, foram repassados para a Orquestra.

Ao longo dos últimos três anos, a Orquestra já se apresentou em diversos eventos municipais e estaduais, sendo muito aplaudida e elogiada.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE