segunda-feira, 13/maio/2024
PUBLICIDADE

MT é cenário de filme em festival de cinema no Rio de Janeiro

PUBLICIDADE

Um conflito de terras, marcado por violência e fogo, em uma região remota de Mato Grosso é o enredo do longa “Vale dos Esquecidos”. O filme será apresentado no Festival do Rio 2011 – composto por diversos tipos de produções cinematográficas – que segue até a próxima terça-feira (18), no Rio de Janeiro.

O documentário, dirigido por Maria Raduan, tem cerca de 72 minutos de duração e narra os interesses de grupos rivais, como os índios expulsos de suas terras de origem, posseiros em busca de um novo pedaço de chão, grileiros invadindo propriedades ilegalmente, sem-terras esperando as decisões do governo e os fazendeiros, que brigam para manter suas propriedades.

A ênfase da produção é o desejo do humano pela posse da terra e a vida na Amazônia. O cenário envolve zonas de fronteiras sem lei e as decisões tomadas a força. “Vale dos Esquecidos explora os diversos mundos que existem na fronteira faroeste entre o Araguaia e a bacia amazônica, permeia cada um desses universos com a pretensão de entender a disputa por terra colocando-se no lugar de índios, posseiros, fazendeiros e sem-terra. O documentário confronta o posicionamento de cada um desses grupos, examinando uma parte do país em que a violência se firma como primeiro idioma e o fogo consome uma mata que queima há quase cinquenta anos”, narra a sinopse.

A produção será apresentada em diferentes datas, horários e locais, como amanhã, às 15h15 no Odeon; na quinta-feira (13), às 13h30 na Vivo Gávea 3; às 18h10, na estação Vivo Gávea 1; na nesta sexta-feira (14), no Cinema Nosso, às 17h e, no sábado, às 19h30, no Ponto Cine.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...
PUBLICIDADE