segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Mostra celebrará a diversidade cultural presente em Sorriso

PUBLICIDADE

Sorriso é um município com apenas 19 anos de emancipação político-administrativo, e neste período já observou a miscigenação de várias culturas das mais diversas regiões do país, sendo cada um pelo processo de tempo, ou seja, sulistas no princípio, paulistas e por último a chegada de nordestinos incrementou a diversidade de costumes e tradições no município e região.
Para demonstrar toda esta riqueza de culturas, o Conselho Municipal de Cultura de Sorriso estará realizando, neste final de semana, a “1ª Mostra da Diversidade Cultural de Sorriso”, com a participação de praticamente todas as expressões culturais do município, como música, dança, teatro, gastronomia, fotografia, cinema, artesanato e a arte plástica em pintura e escultura.

O evento terá a participação da tribo indígena Kaiapó, que vive no território de Colíder, norte do estado. Estes índios estarão em Sorriso no sábado e domingo, demonstrando seu modo de viver aos visitantes da Mostra.
O início será na quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Sorriso, a partir das 8 horas, onde haverá palestras com professores da UFMT, de Cuiabá, que falarão sobre a diversidade cultural e a influência de cada uma no dia-a-dia dos mato-grossenses.
Na sexta-feira, a partir das 19:00 horas, haverá a abertura oficial da 1ª Mostra Cultural de Sorriso, com o pronunciamento de autoridades e uma apresentação de danças tradicionais. Após a dança, o encerramento com um recital de piano.
No sábado, a partir das 16:00 horas estarão sendo abertas as portas à visitação pública, onde haverá uma programação extensa de dança, música e teatro, e as barracas com comidas típicas estarão em pleno vapor para demonstrar à comunidade a culinária que está presente na cidade de Sorriso.
No domingo, a programação será a mesma de sábado, com o encerramento previsto para as 20:00 horas.

“Este é o ponta-pé inicial para buscar o despertar do interesse cultural e da valorização deste segmento da nossa comunidade. A grande maioria da população não sabe o que temos em nosso município, ou até não se deram conta de que essa terra já está cheia de diferenças de tradição e de modo de viver, mas que através de um evento desta natureza, nosso povo reflita sobre como conviver respeitando as diferenças de cada um”, declarou Luis Fabio Marchioro, vice-presidente do Conselho.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE