Abrem amanhã, as inscrições para o 24º Salão Jovem Arte Mato-grossense promovido pela Secretaria de Estado de Cultura. O lançamento foi hoje de manhã, em Cuiabá. A premiação total desta edição será de R$ 45 mil.
O principal prêmio das artes plásticas no Estado, o Salão Jovem Arte tem o objetivo de incentivar nos candidatos à produção contemporânea, com destaque para a pesquisa, projeto e conceito. “As comissões vão selecionar as propostas levando em conta a pesquisa de conceito, materiais e suportes. Premiando as que forem consideradas mais representativas dentro do conceito contemporâneo”, informou Jaime Dosan, integrante da comissão de pré-seleção.
“Vários artistas em Mato Grosso fazem, produzem, arte contemporânea, mas pouquíssimos deles têm a oportunidade de divulgar. O Salão Jovem Arte Mato-grossense surgiu para isso, incentivar e fomentar a arte produzida na região”, salientou o secretário adjunto Manoel Antônio Garcia Palma (Toco Palma), lembrando que muitos dos premiados no Salão tiveram logo depois destaque em concursos nacionais.
Cada artista deverá se inscrever com três obras únicas nas modalidades desenho, pintura, gravura, fotografia e escultura ou com uma, nas modalidades instalação, performance, multimídia e vídeo-arte. O artista pode participar também de um trabalho coletivo em uma outra modalidade que não seja a de sua inscrição individual. Todos as obras inscritas devem ser inéditas e produzidas a partir de 2005.
O 24º Salão Jovem Arte Mato-grossense tem projeção nacional e é também o prêmio que mais movimenta artistas de todo o Estado. Télio Nunes conta que já ganhou quatro edições, classificou-se em outras quatro e foi eliminado de uma, mas de cada participação tirou um aprendizado diferente.
“O Salão deu a possibilidade de divulgar o meu trabalho e começar a produzir com uma nova visão, principalmente, porque proporciona à classe artística a oportunidade de atualização das obras”, revelou o artista que esperava sair o regulamento para começar a preparar as obras pata a inscrição.
Linalva, que participa todo ano do Salão Jovem Arte, também aguardava o regulamento para começar a projetar o trabalho que vai inscrever. Já Gervane de Paula, também presente no lançamento, se mostrou ansioso pela realização do prêmio, apesar de não concorrer. “É bom estar envolvido. É um prêmio muito importante para nós artistas de Mato Grosso, principalmente os dos anos 80 como eu que passam a ter um novo enfoque visual da arte contemporânea”, completou.