No canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Colíder, em Nova Canaã do Norte, foi montada a exposição “Arqueologia da área de influência da UHE Colíder”, composta por acervo de peças encontradas durante o trabalho de prospecção de sítios arqueológicos desde 2010. A mostra será mantida no "Centro de Atendimento ao Visitante" instalado no canteiro de obras da hidrelétrica. Entre as peças expostas estão lâminas de machado, pontas de flecha, raspadores e lascas (refugos) da produção de artefatos feitos de pedra, potes e fragmentos de utensílios em cerâmica. Banners instalados no local trazem também conteúdo didático sobre o assunto, além de textos e mapas sobre a ocupação histórica de populações ancestrais indígenas na região.
De acordo com informações da assessoria, a exposição é uma das iniciativas do Programa de Preservação, Prospecção e Resgate do Patrimônio Arqueológico que integra o Projeto Básico Ambiental da Usina Colíder. O programa teve início em 2010 e, até agora, os pesquisadores da empresa contratada pela Copel para realizar esse trabalho, já identificaram 37 sítios arqueológicos e 24 áreas de ocorrência arqueológica no espaço da hidrelétrica. Em uma próxima etapa, que inclui a área do reservatório, será feito um processo minucioso de resgate dos vestígios de antigas ocupações humanas encontrados na região, conforme informou a assessoria.
Outra atividade que vem sendo realizada é a educação patrimonial em escolas e junto à comunidade para que todos contribuam com a identificação dessa herança deixada por povos ancestrais. Ao final do processo de salvamento das peças de relevância arqueológica, elas serão analisadas e catalogadas para futuramente compor o acervo de museus e centros de pesquisa da região.
A Usina Hidrelétrica Colíder está sendo construída pela Copel Geração e Transmissão S.A no rio Teles Pires, norte do Mato Grosso. Terá potência instalada de 300 megawatts – o suficiente para atender ao consumo de aproximadamente 850 mil pessoas – e um reservatório que abrangerá áreas dos municípios de Nova Canaã do Norte, Colíder, Itaúba e Cláudia.