PUBLICIDADE

Mais de 500 assistiram peças apresentados por escolas de Sinop

PUBLICIDADE

A alegria tomou conta dos mais de 500 alunos que participaram nesta quarta-feira, do 2º Festival Estudantil Temática – Teatro para o Trânsito (Fetran). Durante o evento, que aconteceu na Escola Estadual Liceu Cuiabano, os estudantes assistiram as peças teatrais: “Céu” e “Álcool e direção”, apresentadas, respectivamente, pela Escola Municipal São Cristóvão e Colégio Cristiane Archer Dal Bosco, ambas de Sinop (a 503 km de Cuiabá).

Além disso, no decorrer do dia, os alunos participaram de uma vasta programação. Pela manhã, eles aprenderam técnicas de expressão corporal, voz e noções de espaço, durante a oficina de dinâmicas de iniciação teatral, ministrada pelo ator Deni Alencar, na Escola Estadual Diva Hugueney Siqueira Bastos, em Cuiabá.

Já no Liceu Cuiabano, eles assistiram à peça “O céu”, que conta à estória de seis pessoas que chegam no paraíso e são questionadas pelo anjo/Detran o motivo pela qual perderam a vida. Na medida que o diálogo acontece, o anjo toma consciência de que são vítimas do trânsito. Uma madame morreu porque estava dirigindo e falando ao celular. Outro rapaz perdeu a vida ao realizar uma racha com um amigo. Há também dois pedestres, vitimas de condutores imprudentes.

“Através do teatro queremos conscientizar os motoristas e pedestres a importância de se respeitar às regras do trânsito para evitar a morte de inocentes”, frisou Igor Varea, de 15 anos. Um dos atores da peça “Álcool e direção”, ele explica que já tinha conhecimentos das normas para o trânsito. “Minha mãe me ensinou a usar o cinto, a atravessar na faixa de pedestres e principalmente, que não posso pegar o carro enquanto não completar 18 anos e tirar a carteira de habilitação. Porém, tenho muitos amigos que os pais deixam dirigir. Quero que eles mudem de atitude ao assistir as peças”, destacou.

A peça “Álcool e direção”, encenada por Igor e mais seis estudantes, conta à história de um adolescente menor, que embriagado conduz um veículo em alta velocidade e acaba por colidir com outro, o que ocasiona a morte de cinco pessoas.

Além de assistir as peças, os alunos puderam conferir o trabalho dos atores Ilson de Oliveira, Altiery Dalys e Janaina Kelly, da companhia de Theatro em Cena – Meninos do Trânsito.

FETRAN – implantado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com o Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Fetran busca por meio da arte cênica, sensibilizar os alunos quanto a importância de se respeitar as regras do trânsito.
Ao todo 10 escolas públicas foram selecionadas para participar do evento, que acontece entre os dias 18 a 22 deste mês. Os cinco melhores grupos serão premiados com uma TV de 20 polegadas e um DVD. Os demais receberão um aparelho de som portátil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE