O talento foi sem dúvida, o grande marco da “Noite Cultural Professora Regina Helena Bongiovani Moscato”. Mais de 200 artistas locais mostraram sua capacidade de produção cultural e emocionaram o público no anfiteatro da Unemat, no sábado. Logo na entrada o público pode apreciar fotos das últimas 10 edições da Noite Cultural, foram recepcionados pelos alunos da Orquestra de Cordas da Unemat, que desejaram boas-vindas com a melodia dos violinos.
O evento foi aberto pelos alunos do Projeto Bate Lata da Prefeitura, que tocaram o Hino do Município. O projeto tem como objetivo ensinar crianças carentes a produzem música usando como instrumento, Latas de Tinta.
As apresentações de música, teatro e poesia aconteceram ininterruptamente, sem intervalos. “Achei muito interessante a idéia, fica mais bonito e o público não se dispersa”, disse a professora Elen Heins.
Um dos momentos mais marcantes foi a apresentação dos alunos do Projeto Além do Horizonte, da Prefeitura de Sinop, onde crianças Portadoras de Necessidades Educacionais Especiais (PNEE”s) participam de atividades físicas e culturais. “Sem dúvida a apresentação desses alunos e dos alunos da Apae, só mostra que a melhor maneira de se trabalhar a inclusão social é através da cultura” explicou a enfermeira, Maria José Abreu.
O prefeito Nilson Leitão acompanhou as apresentações, com a família, e afirmou que apesar dessa ser a 21ª edição do evento, a Noite Cultural nunca perde o encanto. “Poder prestigiar esse show de talento é uma alegria. A Noite Cultural nunca perde o brilho, por isso as famílias sinopenses sempre comparecem em peso para prestigiar esse, que é o maior evento de arte da nossa cidade” destacou ele.
Viviane Dal Berto, uma das organizadoras, destacou que o evento foi um grande sucesso devido a participação de toda a classe cultural. “Ouvimos a classe de artistas locais, verificamos suas sugestões e o resultado está aí, um espetáculo de arte e cultura” finalizou.