Começou, há instantes, na Escola Guarantã, a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Guarantã do Norte, com objetivo de auxiliar o conselho municipal de cultura nas definições das diretrizes do plano municipal de cultura e contribuir com a formação de diretrizes para subsidiar os planos estadual e nacional de cultura.
No último mês de setembro, o prefeito José Humberto Macedo assinou junto ao ministro da cultura, Gilberto Gil, o protocolo de intenções da Política Nacional de Cultura. O objetivo do governo federal em implantar o Sistema Nacional de Cultura é fazer com que a distribuição de verbas destinadas a Cultura tenham as mesmas finalidades obrigatórias que tem hoje a educação e a saúde, ou seja, o dinheiro destinado a cultura é obrigatório ser gasto somente em atividades culturais do município.
O plano reza ainda que 1% da renda per capita do município deve ser rigorosamente gasta em projetos culturais. O projeto apresenta eficácia, mas para isso acontecer o governo quer ouvir as necessidades de todas as instâncias. Por isso a importância das conferências para traçar um documento nacional de forma democrática que retrate a realidade do Brasil na ação de sua política cultural.
Os municípios e estados que não realizarem suas conferências estão sujeitos a não receber os recursos previstos ainda para este ano de 2005.A conferência é aberta para a comunidade e deverão ser eleitos 5 delegados que representarão o município em conferências do Estado e da União.