Cultura

Fórum Regional de Cultura será amanhã em Sinop

Amanhã, a partir das 13:00h, começa o 4º Fórum Regional de Cultura, na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Sinop com a participação de representantes culturais de vários municípios da região Norte de Mato Grosso.

Os assuntos debatidos serão a implantação da Lei do Fundão para todos os municípios do Norte. Lei esta que disponibiliza R$ 6 milhões dos fundos de ICMS, recebidos pelo Estado e liberados através da secretaria estadual de Finanças, para a cultura de Mato Grosso. A eleição para nova diretoria do Conselho Municipal de Cultura, que acontecerá no mês de abril. O conselho fiscaliza as ações das instituições de cultura do município e avalia os projetos apresentados pelos artistas, levando-os ao governo estadual. A definição da Comissão para o Fórum Extraordinário Estadual de Cultura, que acontecerá em maio na cidade de Primavera do Leste e das representatividades das associações culturais de cada cidade do Norte

Foram indicados 6 nomes que representarão Sinop no Fórum Regional e farão parte da bancada que recepcionará os representantes dos demais municípios: Marcelo dos Santos, vocalista do Grupo Forró Gandaieira; Maria da Paz Sabino, assessora de imprensa da Unemat (Universidade do Mato Grosso); Delmari Vasconcelos, professora de coral do município; Rute Varea, coordenadora de cultura e teatróloga da Unemat; Gesiel Camargo da Silva, coordenador de cultura e Marli Volpato, artista plástica.

Os representantes de Sinop esperam que cerca de 60 pessoas compareçam, essas fazem parte dos setores administrativos das prefeituras do Nortão. 40 municípios foram convocados e até o final do dia devem confirmar a presença.