quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Festival das Águas agita Alta Floresta depois de amanhã

PUBLICIDADE

Começa nesta quinta-feira a 3ª Edição do Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso “Águas da Amazônia”. Sediado no município de Alta Floresta, o encontro promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso reúne comunidades da Amazônia mato-grossense, gestores públicos, estudiosos, pesquisadores e representantes de organização não governamentais de nove estados brasileiros para um grande fórum de discussões sobre os recursos hídricos envolvendo temáticas que se relacionam com a conservação dos recursos naturais como um todo.

O objetivo segundo os coordenadores é promover diálogos abertos que resultem na promoção de políticas públicas em prol da Água e da vida que gira em torno dela, incluindo dentro desta proposta um cenário de discussões sobre a cultura mato-grossense.

Desenvolvido com base no projeto da Unemat “Programa ABC de Mato Grosso- Água, Biodiversidade e Cultura”, o Festival teve início em 2003 com a realização do “Águas do Pantanal”, em Cáceres, que mobilizou cerca 3 mil pessoas. O evento teve continuidade em agosto do ano passado com a realização do “Águas do Araguaia”, em Luciara (1200 km de Cuiabá).

Com a realização do “Águas da Amazônia a Unemat consolida um ciclo de discussão envolvendo as três maiores bacias hidrográficas do Brasil: Amazônica; Araguaia -Tocantins e bacia do Prata. Segundo o reitor Taisir Karim o evento resulta num trabalho de integração da Universidade com a comunidade e é fruto da atuação da Unemat no interior do estado de Mato Grosso com sua inserção nas realidades presentes nos biomas Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica.

Durante os três dias do evento, os participantes terão acesso a uma vasta programação que conta com palestras, mesas redondas, espaços de diálogos, feiras de artesanatos, shows e apresentações culturais, além de 58 atividades entre oficinas e mini-cursos, e espaço áudio visual com sala para projeção de vídeos, exposição de painéis, divulgação de eventos e rádio comunitária.

A abertura prevista para as 19h da quinta-feira, em um palco montado junto a praça central do município de Alta Floresta, será marcada pela conferência sobre Água, Biodiversidade e Culturas realizada pelo secretário nacional de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Gilney Viana, e pela coordenadora do Programa ABC de Mato Grosso, a professora da Unemat Carolina Joana da Silva. A noite conta ainda com uma feira solidária, com artesanato, comidas e bebidas regionais e produtos orgânicas, com a participação do músico Gabriel Navarro e outras apresentações culturais.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE