PUBLICIDADE

Feira mostra MT como o ponto de integração de culturas e paisagens

PUBLICIDADE

A diversidade cultural, as belezas naturais e a miscigenação serão as marcas da 13º Festa Internacional do Pantanal, que neste ano terá como tema “Centro Geodésico da América do Sul Regiões e Povos se Integram”. A festa será realizada entre os dias 26 e 30 de Abril, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A cada ano o evento se consolida como uma feira de negócios dos produtos turísticos mato-grossense.

“A Festa Internacional do Pantanal está se transformando numa vitrine, num produto forte de divulgação, numa verdadeira feira de negócios do turismo”, destacou a secretária de Estado de Turismo, Yêda Marli Assis. Nesta sexta-feira (27.01), a secretária se reuniu com integrantes do Fórum Estadual de Turismo que compõe as comissões que organizam a festa. No encontro foram apresentadas as peças publicitárias para divulgação da feira.

O tema da feira deste ano, escolhido pelo fórum que é composto por 55 segmentos da área do Turismo, buscará mostrar as tradições, lendas, costumes, aspectos geográficos e a riqueza da fauna e flora mato-grossense, no coração da América do Sul. “Estaremos retratando o passado e também a visão de futuro do povo mato-grossense, por meio do turismo”, explicou Yêda.

De acordo com a secretária, além dos expositores brasileiros, estão sendo mantidos contatos para que haja participação de outros cinco países da América Latina: Bolívia, Peru, Chile, Paraguai e Venezuela. “Queremos reforçar a característica de internacional da feira”, disse. Ela informou que o esforço é que estes países estejam representados institucionalmente, apresentando em seus estandes a cultura, gastronomia e roteiros turísticos. A intenção é mostrar na feira os roteiros turísticos desta região da América do Sul.

“Estamos buscando principalmente os turistas internacionais”, disse Yêda. Segundo a secretária, as ações governamentais e dos empresários do setor são no sentido de que o turismo seja uma das bases fortes da economia do Estado, num futuro breve. “O turismo místico, de aventura, da pesca esportiva, do ecoturismo”.

EVENTO – No ano passado sob o tema “Pelas Águas de Mato Grosso” a Feira Internacional do Pantanal teve a participação de 51 Municípios do Estado e um público de 90 mil pessoas. Para este ano é esperada a participação de 80 Municípios e a expectativa é de que o número de visitantes chegue as 100 mil. “Os prefeitos estão se conscientizando de que turismo é uma fonte geradora de emprego, renda, para melhoria da qualidade de vida da população”, disse. “Eles estão fazendo os seus roteiros integrados e apresentar os seus produtos turísticos”, acrescentou.

Os esforços dos organizadores do evento são para que neste ano o sucesso do evento sejam ainda maior do que da edição anterior. A festa tem rodada de negócios, palestras, exposições dos produtos turísticos, demonstração do esporte de aventuras e da diversidade cultura do Estado. No ano passado, os 502 artesãos que expuseram seus produtos na feira conseguiram com a comercialização cerca de R$ 50 mil. Participaram da festa 28 operadoras de turismo, sendo nove delas de outros Estados, mais de 300 empresários dos 51 municípios. Fizeram a alegria do encontro 159 artistas que se apresentaram durante o evento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE