Em comemoração ao dia da mulher, a prefeitura realiza a partir de amanhã, no shopping, a exposição “Memória BB”. Criado em 1997, o projeto visa valorizar a cultura e a história do nosso país, homenageando personalidades e celebrando fatos que ajudaram a construir a identidade nacional e fortalecer a cidadania do nosso povo.
Em 2007, a homenageada é Nísia Floresta, vista como símbolo de resistência feminina no século XIX. Nascida no Rio Grande do Norte, em 1810, a educadora e escritora é considerada a precursora dos ideais feministas no Brasil, tendo publicado aquele que é tido como o primeiro texto do feminismo na América Latina, o livro “Direitos das Mulheres e Injustiça dos Homens”.
Nessa obra, Nísia defendeu uma educação mais ampla para as mulheres, no mesmo nível da que era oferecida aos homens, algo impensável nas primeiras décadas do século 19. Ela enxergava no acesso ao ensino mais elevado o ponto de partida para que o sexo feminino pudesse sair dos bastidores e começar a exercer papéis mais decisivos na sociedade.
Nísia Floresta atuou também contra a escravidão, em favor dos índios e pela desmistificação da imagem do País no exterior, deixando um total de 15 títulos publicados, além de inúmeras colaborações na imprensa.