PUBLICIDADE

Estudantes da rede estadual apresentam quatro peças em festival

PUBLICIDADE

A etapa estadual do 13º Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran) começou, ontem à tarde, e segue até sexta-feira (8), no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. As apresentações, com entrada gratuita, concorrem a uma vaga na final nacional, que ocorre em Brasília (DF). A programação contempla mais de 20 oficinas e apresentações teatrais, sendo quatro peças escritas, dirigidas e encenadas pela comunidade de três escolas estaduais nos municípios de Cuiabá, Comodoro e Pontes e Lacerda.

O grupo Conectados na Arte, formado por estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual Deputado Dormevil Faria, de Pontes e Lacerda, é o primeiro a se apresentar com a peça Infantil “Dona baratinha e sua lambretinha”, a partir das 14h30 desta terça-feira (05.07). Ela é uma releitura da fábula na qual a personagem segue pelas estradas da vida cantando à procura de alguém que a conquiste, mas que seja prudente no trânsito.

Rosinete da Silva Querino dirige a apresentação e conta que o grupo começou há nove anos com quatro crianças e atualmente são 150 participantes. “Em torno de 50 crianças participam diretamente da peça. Mas realizamos ações de montagem de cenografia e figurino que envolvem até 150 alunos e profissionais da escola”.

No mesmo dia, a programação será encerrada pelos representantes da Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, de Comodoro. O espetáculo juvenil “Ritmo quente nos embalos de sábado à noite” narra uma estória vivida numa grande academia de artes dos anos 1980.

O ex-aluno da escola, Guilherme Tomas de Santana Júnior, é um dos roteiristas e diretores. O jovem conta que nesse cenário ocorrem vários casos que se cruzam, sonhos e ideais que desencadeiam numa disputa por títulos e glórias tão presentes no mundo competitivo, tudo isso perpassado pela temática do trânsito.

A equipe é formada por 15 estudantes, três voluntários e uma professora da escola, desde 2009. Porém, eles só se organizaram como grupo de teatro em 2011. A EE Dona Rosa Piovezan atende alunos do 7° ao 9° anos do Ensino Fundamental e 1º ao 3º do Ensino Médio. “Tratamos da temática trânsito, em paralelo fazemos discussões sobre temas atuais como protagonismo feminino, violência contra a mulher e corrupção. Temos apoio incondicional da direção, secretaria e coordenação da escola, além do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE), e diversos funcionários da escola”, conta Guilherme Santana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: 15º Festival de Artes Cênicas começa neste domingo

O 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso começa...

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...
PUBLICIDADE