sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Estudantes da rede estadual apresentam quatro peças em festival

PUBLICIDADE

A etapa estadual do 13º Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran) começou, ontem à tarde, e segue até sexta-feira (8), no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. As apresentações, com entrada gratuita, concorrem a uma vaga na final nacional, que ocorre em Brasília (DF). A programação contempla mais de 20 oficinas e apresentações teatrais, sendo quatro peças escritas, dirigidas e encenadas pela comunidade de três escolas estaduais nos municípios de Cuiabá, Comodoro e Pontes e Lacerda.

O grupo Conectados na Arte, formado por estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual Deputado Dormevil Faria, de Pontes e Lacerda, é o primeiro a se apresentar com a peça Infantil “Dona baratinha e sua lambretinha”, a partir das 14h30 desta terça-feira (05.07). Ela é uma releitura da fábula na qual a personagem segue pelas estradas da vida cantando à procura de alguém que a conquiste, mas que seja prudente no trânsito.

Rosinete da Silva Querino dirige a apresentação e conta que o grupo começou há nove anos com quatro crianças e atualmente são 150 participantes. “Em torno de 50 crianças participam diretamente da peça. Mas realizamos ações de montagem de cenografia e figurino que envolvem até 150 alunos e profissionais da escola”.

No mesmo dia, a programação será encerrada pelos representantes da Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, de Comodoro. O espetáculo juvenil “Ritmo quente nos embalos de sábado à noite” narra uma estória vivida numa grande academia de artes dos anos 1980.

O ex-aluno da escola, Guilherme Tomas de Santana Júnior, é um dos roteiristas e diretores. O jovem conta que nesse cenário ocorrem vários casos que se cruzam, sonhos e ideais que desencadeiam numa disputa por títulos e glórias tão presentes no mundo competitivo, tudo isso perpassado pela temática do trânsito.

A equipe é formada por 15 estudantes, três voluntários e uma professora da escola, desde 2009. Porém, eles só se organizaram como grupo de teatro em 2011. A EE Dona Rosa Piovezan atende alunos do 7° ao 9° anos do Ensino Fundamental e 1º ao 3º do Ensino Médio. “Tratamos da temática trânsito, em paralelo fazemos discussões sobre temas atuais como protagonismo feminino, violência contra a mulher e corrupção. Temos apoio incondicional da direção, secretaria e coordenação da escola, além do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE), e diversos funcionários da escola”, conta Guilherme Santana.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...

Abertas inscrições de festival para bandas e artistas regionais em Mato Grosso

Bandas e artistas regionais poderão se apresentar no mesmo...
PUBLICIDADE