sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Espetáculo em Cuiabá explora uma dramaturgia da morte

PUBLICIDADE

A morte é fato que não se pode mudar. A ausência é irreversível e desequilibra a ordem de quem segue. Amparados pelo existencialismo e baseados em pesquisas sobre o ritual fúnebre bororo, os atores da Companhia de Teatro Faces apostam numa dramaturgia da morte.

O espetáculo Boé – Nos Tempos do Garimpo, projeto aprovado pelo edital Circula MT, inicia circulação no Espaço Cultura do Teaf, em Alta Floresta, no sábado (09) e domingo (10), às 20h e 19h30, respectivamente. O projeto cênico prevê ainda a realização de uma oficina voltada a atores e não-atores. Nas dinâmicas, trabalham a escrita do corpo em cena do irreversível.

De acordo com o diretor do Grupo de Primavera do Leste, Darci Souza Junior, o espetáculo explora a relação do indivíduo dentro de sua interação com a morte. “Boé caminha entre a tradição e o novo num mundo de interferências e desencontros onde uma alma, já sem corpo, deve encontrar seu lugar”, explica.

Segundo ele, a construção do espetáculo deu-se por meio de processos colaborativos de criação baseada em pesquisa antropológica de como as sociedades se relacionam com as perdas e como ritualizam suas mortes. “É como se todo o ritual representasse um estudo pronto de ator, que busca no empirismo sua maneira de dizer. Nele acontece todo o ritual fúnebre bororo. As interrelações entre a vida e a morte são mostradas através da movimentação simbólica entre o ideal indígena e a intervenção urbana”.

Darci ressalta que “Boé” é uma palavra Boé-Bororo que quer dizer “gente humana”. Através do ritual de morte Boé-Bororo, os corpos que permanecem em vida tentam se adequar a um universo que perde uma imperceptível parte (o corpo que morreu) diante de outros bilhões de corpos. O ser que deve matar e o ser que deve morrer e o universo que sente falta de suas partes e entra em desequilíbrio pela falta da menor que seja. “É uma história sobre a morte”, arremata.

A companhia escolheu cidades-chave para circular. Todas têm como característica o garimpo de ouro e de diamantes, mas, principalmente a presença de comunidades indígenas. Assim, a Circulação propõe discutir as potencialidades do contato do índio com o não-índio e seus desencadeamentos.  Na rota, estão Itiquira (16 e 17 de abril), Pedra Preta (23 e 24 de abril) e Poxoréo (27 e 28 de abril). 

“O Projeto Circula MT vem para desenvolver umas das maiores problemáticas do Estado. A circulação de suas produções e o fortalecimento de espaço de trânsito dos espetáculos. Um projeto assertivo para o desenvolvimento das Artes da Cena de Mato Grosso”, finaliza Darci. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE