O espetáculo Dom Quixote, numa montagem do Teatro Experimental de Alta Floresta, através do projeto de intercâmbio Alta Floresta/Portugal estréia logo mais às 20h,
no Teatro Oficina, na rua do Araújo e o ingresso custa R$ 10.
‘Dom Quixote’ é uma obra da literatura universal do escritor espanhol Miguel de Cervantes. O texto é uma adaptação da obra realizada por Antônio José da Silva e dirigido pelo ator e diretor português Horácio Manuel.
O espetáculo Dom Quixote traz as aventuras e as desventuras do Engenhoso Fidalgo que dá nome a obra. Essas aventuras e desventuras são teatralizadas de forma bastante divertida de forma que o uníssono e o heterogêneo se misturam, formando a partitura do espetáculo. As cores e as formas presentes em cena, bem como os outros elementos componentes da estética do espetáculo lembram o teatro de bonecos. O espetáculo apresenta os personagens brincando com a realidade de Dom Quixote, que tem seus sonhos e sua aparente loucura esmagada pela realidade. Quixote luta desesperadamente contra essa mesma realidade e é massacrado por ela nas lutas contra inimigos poderosos e muitas vezes imaginários. Dom Quixote defende as vítimas das injustiças praticadas pelos detentores do poder, ou seja, pela realidade brutal que cega nosso modo míope de ver a realidade.
“Foram quarenta dias de trabalho intenso. Nas duas primeiras semanas dediquei-me à marcação cênica do espetáculo, foram ensaios puramente técnicos, o que favorece a memorização do texto pelos atores e das marcações. A partir de agora o trabalho entra em outra fase, que é a busca das particularidades de cada personagem, que surge a partir de diversas experimentações, vocalidade ideal para cada personagem e, por fim, a atribuição das emoções exigidas em cada cena. Ou seja, o processo de montagem e ensaios da peça com os atores parte da lógica de soma de diferentes fatores, levando assim, ao domínio total de toda a cena teatral”, destaca o encenador/diretor Horácio Manuel.
Horácio acentua que esta montagem do clássico Dom Quixote tem, em particular, uma linguagem que permite o acesso tanto do público infantil quanto do público adulto, permitindo assim que o público de todas as idades possam “viajar com as loucuras” de Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança, aproveitando, cada uma à sua maneira as ricas mensagens, ensinamentos e valores que Miguel de Cervantes, a mais de quatrocentos anos, deixou à humanidade.
Tanto o dramaturgo luso-brasileiro Antonio José da Silva (O Judeu), há trezentos anos, quanto Horácio Manoel, souberam manter e evidenciar isto, ao transpor esta obra prima para a linguagem teatral, agora possível de se ver também nos palcos alta-florestenses e mato-grossenses.
As apresentações acontecerão de 07 a 10 de agosto no Teatro Oficina, rua do Araújo nº 28, todos os dias às 20h. No dia 10/08 além da sessão das 20h, acontecerá também uma sessão às 16h.
‘Dom Quixote’ faz parte das comemorações dos 20 anos do Teatro Experimental de Alta Floresta, completados neste mês de julho próximo passado e conta com o patrocínio de várias empresas locais. Está previsto também o lançamento de 1 livro de registro histórico do grupo, como também de 1 DVD institucional até o final deste ano.