segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Documentário e vídeo instalação compõem a exposição Irigaray Arte Cidade

PUBLICIDADE

A produção das artes visuais enriquecida pelo audiovisual. Na exposição Irigaray Arte Cidade, que abre dia 27, às 19h30 no Palácio da Instrução, os visitantes poderão apreciar a correlação entre as artes, ampliando a experiência da interação entre as mais diversas linguagens artísticas.

Além de apreciar as obras do genial Clóvis Irigaray, entre clássicos e obras inéditas, e  dos convidados que integram este projeto, o público confere ainda documentário e vídeo-instalação idealizados especialmente para a mostra. As possibilidades se ampliam ainda com oficinas e a realização de um ciclo de debates sobre a arte contemporânea.

Na exposição Irigaray Arte Cidade, Clovito soma forças a Babu Seteoito, Elias de Paula, Heitor Magno, Luís Segadas, Marcus Levy, Rai Reis e Renato Campello para refletir sobre a cidade.

É exatamente na intersecção entre os convidados, sua arte e a relação com as suas impressões sobre a cidade que foca a vídeo-instalação (Con)Fusão Arte Cidade. Neste trabalho, novas e velhas formas se encontram e se entrelaçam, criando, assim, novos sinais na urbana paisagem. Sobreposições de imagens e depoimentos dos convidados ressignificam o conceito urbano-artístico. O produto artístico foi idealizado a partir da união de forças de Carol Marimon, João Carlos Fincatto e Theodora Charbel.

“O vídeo se traduz em imagens do centro histórico, com sobreposições das obras. Eles surgem nos muros e janelas desgastadas pelo tempo, no horizonte, em nossa direção. Os artistas estabelecem um diálogo conosco também nos depoimentos ao tratar da fusão da arte com a cidade”, explica.  É uma colaboração do audiovisual a esse projeto, abrindo espaço para outras linguagens.

Na ocasião da exposição o visitante pode apreciar ainda a exibição do documentário Clovito, resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Radialismo, da Universidade Federal de Mato Grosso, de Isabella Marimon.

A produção, que tem como intuito divulgar um dos artistas mais influentes e renomados do Estado, trata Clovis Irigaray como uma figura emblemática e polêmica. “Uma personalidade que está na história como pioneira das artes modernas, o único artista plástico a representar o índio como forma de protesto. Sem contar o seu layout irreverente, que choca e foge aos padrões do ser comum”, arremata Isabella.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE