Um dos mais renomados atores de Portugal da atualidade, Horácio Manuel, que também é dramaturgo e diretor teatral, chega hoje em Alta Floresta onde permanecerá até 12 de agosto capacitando e orientando os atores da região Norte, a convite do Teatro Experimental de Alta Floresta, sendo mais uma de suas realizações, aberta também para a participação de quaisquer interessados da comunidade local e regional. Dessa grande oficina, surgirá a montagem do espetáculo Dom Quixote com texto adaptado pelo próprio Horácio Manuel.
Horácio estudou na Escola de Interpretação Delmetscher Institut de Munique, freqüentando posteriormente, cursos de formação no Oid Vic de Londres, e com Augusto Boal (técnica de ator, dramaturgia e direção). Ingressou no Teatro ‘O Bando’ em 1975, grupo com o qual tem trabalhado ao longo de grande parte da sua carreira. Além de sua atividade como ator, que o tem levado em apresentações por toda a Europa, dirigiu inúmeros seminários sobre técnica teatral tanto para crianças como para adultos, dentro e fora de Portugal. Fundou, em 1982, o Teatro Bôbo (projeto de teatro itinerante para a infância e juventude) e, em 1998, o Teatro de Objectos. Em cinema, filmou com Paulo Rocha “A Raiz do Coração” e Margarida Gil.
Essa oficina, visando a montagem de Dom Quixote, faz parte das atividades que marcarão os 20 (vinte) anos de fundação do Teatro Experimental de Alta Floresta, que lançará um livro de registro histórico e um documento em vídeo sobre o grupo até o final deste ano.
A oficina acontecerá no Teatro Oficina, localizado à rua do Araújo, de 7 de junho a 10 de agosto, das 15h às 22h30, com um intervado de uma hora, totalizando 200 horas/aulas de cursos, sendo totalmente gratuita.